"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Para cada ação...

Ainda bem que assisti a este filme antes de fechar minhas listas da década. Falo de ‘Antes que o diabo saiba que você está morto’, de Sidney Lumet. O filme, de 2007/2008, teve críticas e recomendações excelentes, mas acabei perdendo no cinema e só agora encontrei em dvd...

O filme é espetacular. Dois irmãos com problemas financeiros decidem assaltar a joalheria de seus pais. Este roubo passa a ser a referência temporal do filme, as cenas vão se sucedendo sempre a partir daí, dois dias antes, uma semana depois. E o filme apresenta uma segurança narrativa louvável, pois vai apresentando os diferentes pontos de vista dos envolvidos através de quebras narrativas que te fazem ficar cada vez mais ansioso.

Depois do roubo da joalheria, o filme apresenta uma sucessão de merdas impressionante. É um problema atrás do outro, numa gradação, acima de tudo, angustiante para o espectador. Há um momento em que tudo que você deseja é que aquilo tudo acabe, em uma intensidade próxima a dos personagens. Verdadeiramente claustrofóbico.

Além da segurança narrativa, temos grandes atuações de Philip Seymour Hoffman (como sempre, né?) e Ethan Hawke – os irmãos -, de Marisa Tomei - carência e insegurança no ponto certo – e de Albert Finney, o pai.

O filme dá o que pensar sobre consequências, culpa, consciência, ética. E, ao menos comigo, conseguiu mexer ‘com os nervos’ como poucos filmes da atualidade conseguem, fiquei com a impressão de ter assistido a uma tragédia moderna sobre o caos de nossa época. Não sei em que posição, mas estará certamente na minha lista de filmes da década. As listas? Lá pra final de dezembro, começo de janeiro, começam a aparecer por aqui. Antes, preciso de férias.

Por Ricardo Pereira

Que você esteja no paraíso por meia hora, antes...



Nenhum comentário:

Postar um comentário