"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

terça-feira, 27 de março de 2012

Qual o seu preço, De'La Roque?


Em discussão recente num grupo sobre música dessas redes sociais, jornalistas e ouvintes discutiam a “falta de culhão” no rock nacional, alegando como justificativas a falta de ‘atitude’, o fato de parte das bandas brasileiras estarem fazendo um som insosso, com “nojinho de guitarras” e sem postura rock n’ roll. Lembrei dessa discussão ao ouvir Qual o seu preço?, álbum de estreia da banda carioca De’La Roque. É a evidência contrária, a prova de que por aqui se produz Rock n’ roll com maiúscula e testosterona.

A banda, formada por Kito Vilela (guitarra e vocais), Alexandre Barbosa (guitarra e vocais), Marx Braga (baixo) e Jonas Cáffaro (bateria), constrói uma moldura sonora pesada, disparando inspirados riffs e vocais rasgados para apresentar uma série de contos rock n’ roll que retratam duas vertentes líricas.

A primeira, focada em personagens inadequados em uma espécie de submundo, me fez pensar em um Manuel Bandeira punk rock. Da mesma forma que, ao invés da paisagem, da linha do horizonte, da baía, o que interessa ao poeta modernista é o beco, aqui são retratados pecados de uma “vida suja”, ódio no olhar, a cólera sem nome, rodas de poker na madrugada, o sangue que já não quer correr e a lama de tanto beco sujo.

A outra faceta do álbum é centrada em letras sobre relacionamentos, escritas de forma direta e soando bem, sem frescuras ou pieguice. Então, se “Por uma noite” retrata problemas com uma mulher que ‘pensa demais’, uma aposta ‘pra perder’, em “Outra vez” – um dos destaques do álbum com seu ótimo refrão e belas guitarras – a aposta é acreditar naquela que é o seu norte, a dosagem para um “descanso na loucura”, mesmo reconhecendo o risco do erro.

Há vários momentos em que as vertentes interagem, como em “Texas Presley”, com imagens sedutoras que me fizeram lembrar a sensacional dança de Vanessa Ferlito para Kurt Russell, em Death Proof, filme grindhouse de Tarantino; e a excelente última faixa, “Lobo”, que remete a “El Desdichado” – olha o Bandeira aí de novo! – em suas auto-definições construídas por oposições.

Importante destacar também o quanto o disco é bem gravado. Contrariando um tempo recente em que parecia não se saber gravar rock n’ roll no Brasil, Qual o seu preço? apresenta som encorpado, ressaltando a porrada de cada faixa deste que é um álbum indispensável pra quem se interessa no que de melhor se produz em rock n’ roll por aqui!

Baixe no site da banda.

De'La Roque
 Por Ricardo Pereira


4 comentários:

  1. Sem palavras...você já usou todas as que eu poderia usar! Obrigado amigão!

    ResponderExcluir
  2. Tino
    Assino embaixo sua resenha sobre o novo cd do De'La Roque - guitarras que traduzem poesia!
    Muito me orgulha ter amigos como vcs: Kito Microwave, líder do De'La Roque e Ricardo Pereira, o Glorioso Poeta.
    Mais uma vez parábens pelo texto.
    Um abração,
    pedrenrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Pedro! Mas poeta não, né? Longe disso... e acho que ainda bem rs

      Abraço!

      Excluir
  3. Vou dar uma conferida na banda, ótima resenha, hehe.

    ResponderExcluir