"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Represa de ilusão


Em seu pequeno cômodo, dezenas de discos abertos com os encartes espalhados, uma garrafa de uísque barato faltando pouco menos de um terço para ser esvaziada, um ar saturado de melancolia e desgaste. Olhava com um sorriso falseado a garota de programa que escolhera para passar seu aniversário de 41 anos com ele sair batendo a porta e o chamando de ‘bêbado’ e ‘brocha’ enquanto se afastava.

Sem a inútil companhia feminina, sobraram ele e suas reminiscências. Há tempos havia fugido, abandonado suas fortalezas para não mais pensar na vida que tanto o atormentava. Sabia-se o retrato da decadência, mas não se arrependia nem por um instante de suas decisões e de como havia chegado àquele estado.

Segurando seu destilado de destino duvidoso, parou repentinamente em frente ao único espelho, partido ao meio, que possuía em seu ambiente. A barba mal feita, o cabelo escorrido e seboso, a pele oleosa, suas rugas e olheiras – marcas de padecimento – deixavam-no sem poder evitar um sorriso sorrateiro ao imaginar o que suas ex-mulheres diriam se o encontrassem ao acaso numa esquina qualquer, hipótese remota devido à distância que se encontrava de todas elas.

Sua memória prodigiosa guardava o momento exato em que o encanto fora quebrado de cada um de seus relacionamentos: uma falta de respeito aqui, uma traição pra lá, o descaso lento e dilacerante feito um soro pérfido. Armazenava cada reminiscência do início do fim como um preso incomunicável marca na parede da cela o número de dias desde que se encontra detido.

E o que um dia foi raiva, desgosto, esgotamento, desilusão, resiste em suas lembranças como bolor, poeira que se deixa juntar por falta de limpeza. Pede que Cartola se cale, chama Coltrane a campo e adormece anestesiado, sonhando vagamente com antigos almoços dominicais em família, palavra riscada de seu cancioneiro por orgulho e vergonha.

Naquele exato momento, desacordado e inconsciente, não percebe uma lágrima represada insistente, que, lutando mais do que supunha aguentar, avança em seu rosto crispado e cansado da vida.

 Por Ricardo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário