"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Primeiros passos


“A respiração de Danny tornou-se rápida e superficial, e então ele tentou desacelerá-la. O medo era perigoso. Deixava entrar o verme: mais uma palavra que Danny e seus amigos tinham inventado muitos anos antes, fumando baseado, cheirando carreiras de cocaína e se perguntando como chamar aquele negócio que acontecia com as pessoas quando elas perdiam a confiança e ficavam falsas, esquisitas, ansiosas. Seria a paranoia? Baixa autoestima? Insegurança? Pânico? Aquelas palavras eram todas rasas demais. Porém o verme, que foi a palavra que acabaram escolhendo, era tridimensional: rastejava para dentro das pessoas e começava a comer, até que tudo vinha abaixo, a vida deles por completo, e elas acabavam ficando tensas, ou voltando para a casa dos pais, ou sendo internadas no hospital Bellevue ou, no caso de uma garota que todos eles conheciam, pulando do alto da ponte de Manhattan.”

“(...) e sentia um tranco de alívio, e depois outro tranco que o obrigava a se sentar onde quer que estivesse e olhar fixamente para o espaço vazio. Porque não acontecera com Danny uma coisa que deveria ter acontecido. Ou talvez tivessem acontecido as coisas erradas, ou talvez muitas coisas pequenas tivessem acontecido, em vez de uma única coisa grande ou talvez não tivessem acontecido coisas pequenas suficientes para se combinarem em uma coisa grande.”

Dois trechos do primeiro capítulo de O Torreão, primeiro romance de Jennifer Egan e segundo publicado no Brasil. Encantei-me com sua escrita através do brilhante A visita cruel do tempo e o capítulo inicial de sua estreia já confirma seu talento, apresentando enredo e protagonista instigantes e um narrador interessantíssimo, para dizer o mínimo.

Fiquei pensando sobre o poder de um início de narrativa, o que antecipa uma série que devo iniciar por estes dias aqui no blog sobre grandes primeiros parágrafos da literatura mundial. Fiquem de olho!

Jennifer Egan
Por Ricardo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário