"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Apesar de vocês – Fita 2016

Um grande elenco encabeçado pela atriz Denise Fraga encenou ontem, quarta-feira, às 19h30, na Praia do Anil – Palco Sesc - Mostra de sucesso –, a peça Galileu Galilei, sobre a perseguição que o astrônomo e matemático italiano de mesmo nome sofreu pela igreja, por conta de suas ideias revolucionárias.

Ao longo do espetáculo, que cobre várias passagens importantes da vida de Galileu, assistimos a ascensão e a queda de um gênio que também não perdia a chance de dar uma malandreada, ops, de “melhorar” certas invenções em voga naquela época – 1610 –, como o telescópio, por exemplo.

Pela luneta deste espectador, a dita comédia era, na verdade, um quase drama histórico, com uma cenografia poderosa e um andamento não tão ágil, obrigando-nos a degustar cada diálogo com atenção total. Por conta disso, os problemas sonoros que cismaram em aparecer do meio do espetáculo em diante atrapalharam um pouco quanto ao entendimento do que estava sendo encenado. Aí, já viu: para um público que, infelizmente, ainda enxerga qualquer pingo como letra, foi o sinal para o início de uma debandada modesta, mas sempre irritante. Uma pena. Apesar desses obstáculos, foi uma peça importante para ontem, hoje e amanhã.

A trajetória de Galileu, que passou por Veneza, Florença e Roma, encantando e também preocupando as autoridades religiosas do país, não foi em vão. Mesmo que tenha renegado suas ideias iniciais por conta do medo de ser torturado pela inquisição, no fundo, mantinha-se fiel a elas. Manteve-se. O herege de ontem é a mente brilhante de hoje. E a inquisição é prima de primeiro grau das ditaduras. Todas elas.


Galileu Galilei



Por Hugo Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário