"There's a fear I keep so deep / Knew it name since before I could speak (...) If some night I don't come home / Please don't think I've left you alone"- Keep The Car Running, Arcade Fire

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Fita – Cinco peças imperdíveis

O blog Talk About The Passion raramente oferece postagens a respeito de peças teatrais. Isto acontece, infelizmente, por conta da dificuldade relacionada à produção de espetáculos do tipo na cidade onde os responsáveis pelo diário virtual residem.  Mesmo assim, uma vez por ano, voltamos nossas atenções a um evento dedicado exclusivamente ao teatro, a Festa Internacional de Teatro de Angra – Fita, e conseguimos colocar as opiniões em dia.

A 12ª edição da Fita vai ser iniciada no dia 3 de junho. Serão 52 peças divididas em três palcos – dois na Praia do Anil e um no Centro, no Teatro Municipal de Angra dos Reis. Num universo de espetáculos variados, seleciono aqui cinco que deverão valer cada centavo investido. Ah, e uma ótima notícia: os responsáveis pelo blog vão participar da cobertura do evento, postando neste espaço resenhas sobre cada peça assistida.  Enquanto a festa não começa, vamos às indicações.

1 – Frida y Diego

Com direção de Eduardo Figueiredo, a peça oferece um vislumbre pop e básico a respeito da relação explosiva – em todos os sentidos – entre os artistas mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera, dois ícones da pintura que entre brigas, declarações de amor, cumplicidade e desentendimentos, levaram adiante uma parceria emocional de 25 anos. Os atores Leona Cavalli e José Rubens Chachá interpretam o casal de protagonistas, enquanto o texto primoroso é de Maria Adelaide do Amaral. Será encenada no domingo, 5 de junho, às 19h30, no Palco Sesc – Mostra de Sucesso. Duração do espetáculo: 70 minutos. Classificação etária: 12 anos.

Frida y Diego


2 – Galileu Galilei

Costumo fugir de comédias, sejam elas em formato fílmico, teatral, televisivo etc. Isso não quer dizer que não existem obras do tipo de qualidade, mas sim, que muitas pessoas envolvidas em espetáculos do gênero investem num apanhado de clichês e fórmulas fáceis e pobres, culturalmente falando. Felizmente, este não parece ser o caso de Galileu Galilei, peça protagonizada pela atriz Denise Fraga e eleita a melhor comédia de 2015 pelo prêmio Arte Qualidade Brasil. Deitando e rolando num texto de Bertold Brecht – direção de Cibele Forjaz –, Denise Fraga interpreta o astrônomo e matemático italiano Galileu Galilei, defensor de ideias revolucionárias que foi perseguido por conta de suas opiniões e teses. Em tempos como este, de radicalismo religioso, é uma ótima pedida conferir o espetáculo. Em cartaz na quarta-feira, 8 de junho, às 19h30, no Palco Sesc – Mostra de Sucesso. Duração do espetáculo: 130 minutos. Classificação etária: 12 anos.

Galileu Galilei



3 – A cabaça da existência

Hora de bater no peito e sentir orgulho de ser angrense, por conta de ter uma turma talentosa da cidade apresentando uma peça primorosa na Fita. A cabaça da existência conta com o texto de Felipe Gustavo Barbosa e direção de Camila Rocha. É um espetáculo que narra a formação do mundo, livre de conceitos pré-estabelecidos, de acordo com a mitologia ioruba. A trilha sonora do espetáculo é outro trunfo: assinada pelo percussionista angrense Jorge Moreno Filho, o talentoso “Etiópia”, ela ajuda a sonorizar o jongo e as danças africanas presentes na peça. A cabaça da existência será apresentada na quinta-feira, 9 de junho, às 22h, no Teatro Municipal – Sessão Brasfels. Duração do espetáculo: 60 minutos. Classificação etária: 10 anos.

A cabaça da existência


4 – Contra o vento (Um musicaos)

Imagine uma pensão localizada no Rio de Janeiro da década de 60. Normal, certo? Agora, para dar o toque especial, imagine que todo mundo que veio a ser alguma coisa no cenário cultural da época – músicos, escritores, jornalistas, compositores, atores etc. – acabou morando por lá. Caetano Veloso vizinho de Ruy Castro? José Wilker pedindo um pouco de açúcar a Paulo Leminski? Bem provável. É por este caminho que segue o musical Contra o vento (Um musicaos), que conta com o texto de Daniela Pereira de Carvalho e a direção de Felipe Vidal. A história é focada num diário fictício de uma ex-moradora do Solar da Fossa, a verdadeira morada não apenas da contracultura carioca, mas da brasileira. Se a peça conseguir oferecer 25% da emoção que o livro do jornalista Toninho Vaz, “Solar da Fossa – Um território de liberdade, impertinências, ideias e ousadias”, fornece aos leitores, estaremos bem na fita. E na Fita. O musical será encenado no sábado, 11 de junho, às 21h45, na Praia do Anil – Sessão Transpetro. Duração do espetáculo: 130 minutos. Classificação etária: 16 anos.

Contra o vento (Um musicaos)


5 – O Camareiro

Grande homenageado da Fita 2016, o ator Tarcísio Meira, 80 anos de idade e seis décadas de dedicação à profissão, promete emocionar não apenas aqueles que são apaixonados pelo teatro, mas por qualquer tipo de arte. Representando um ator de saúde debilitada que reúne todas as forças para atuar num espetáculo baseado na obra de Shakespeare, ele conta apenas com seu fiel camareiro para atender suas exigências e ouvir suas ideias, reflexões e lembranças. O Camareiro vai entrar em cartaz no sábado, 18 de junho, às 19h30, na Praia do Anil – Palco Sesc / Mostra de Sucesso. Duração do espetáculo: 120 minutos. Classificação etária: 12 anos.

O camareiro 


Por Hugo Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário